Casa: Truques para limpeza do dia a dia

Olá, meninas

casa-limpa-e-arrumada-gr

Foto: reprodução

A dica de hoje é o livro ao lado: “Casa limpa e arrumada”, de Donna Smallin, pela Editora Gente. O conteúdo é super bacana e vai ajudar muita gente por aí, principalmente, recém-casados. Tem truque para todo tipo de limpeza dentro de casa e ainda ensina cuidados especiais com roupas, estratégias de organização etc. Há ‘receitas caseiras’ para você usar produtos simples, como vinagre e bicarbonato de sódio, na limpeza do dia a dia.

É possível encontrá-lo nas principais livrarias do país e também já vi algumas vezes ele sendo vendido nas revistas da AVON. Para adiantar um pouquinho do que vai poder encontrar nesse livro, deixo aqui alguns trechos da obra para você colocar em prática desde já!

Anote aí:

*Produtos de limpeza – Como escolher?

“São as melhores opções: alvejantes à base de cloro, amoníaco e desinfetantes à base de pinho. (…) Sua desvantagem é ter de diluí-los antes da aplicação. (…) Em vez de frascos, baldes e esponjas, temos a opção dos panos higiênicos pré-umedecidos e descartáveis. Use-os para retirar sujeira e os germes de praticamente tudo e depois jogue-os fora. (…) Os descartáveis servem para tudo. Entre os descartáveis mais úteis há também esfregões para lavagem de superfícies equipados com um pequeno depósito de produtos de limpeza”. (trecho do livro)

*Dicas práticas

– Remover urina do colchão: Umedeça a área ‘acidentada’ com um pano limpo molhado. Polvilhe a região umedecida com um detergente à base de bórax. Use um pano molhado para esfregar vigorosamente a área. Deixe secar e depois passe o aspirador nos resíduos.

– Como limpar latas de lixo: Coloque 1/4 de detergente líquido próprio para lavar roupa e 1/4 de xícara de alvejante à base de cloro líquido num balde com capacidade para 20 litros, cheio de água quente. Usando luvas de borracha, mergulhe um pano ou uma escova de cabo longo no balde e esfregue a parte externa da lata de lixo. Em seguida, derrame a misture com bastante espuma na lata e limpe o interior com um esfregão ou uma escova de cabo longo.  Enxágue a lata com água de mangueira de jardim. Vire a lata de cabeça para baixo para a água escorrer e a lata secar.   

– Sinteco ou cera? Se você não tem certeza se o piso de sua casa é encerado ou tem sinteco, jogue algumas gotas de água no chão. Se a água não se espalhar é bem provável que o assoalho tenha sido tratado com sinteco.

– Marcas de giz de cera nas paredes: Umedeça um pano limpo com água e coloque bicarbonato de sódio. Use o pano para esfregar bem a área e remover as marcas. O procedimento pode exigir um pouquinho de esforço. Repita, se houver necessidade. Ou ainda você pode molhar uma esponja de feltro, espremer para tirar o excesso de água e limpe as marcas.

– Desinfetar suas esponjas: Coloque esponjas e panos de prato úmidos no forno microondas e ‘cozinhe-os’ durante 1 minuto na frequência máxima. Não os coloque secos, pois podem pegar fogo. Espere que esfriem antes de voltar a usá-los.

– Limpar microondas com vapor: Coloque 2 xícaras de água num recipiente próprio para microondas; para obter um cheiro de limpeza e frescor, acrescente 1 colher de chá de extrato de baunilha ou algumas fatias de limão. Ligue o microondas por 5 minutos na potência máxima. Você pode conseguir os mesmos resultados colocando 1 xícara de vinagre numa tigela e ligando o aparelho. 

– Limpar o exaustor: Limpe o exaustor com vinagre branco, para dissolver a gordura e a sujeira. Uma vez por mês remova e lave os filtros de metal com água quente e sabão, ou de acordo com as instruções do fabricante.

– Lavar a louça: Deixe de molho panelas e pratos muito sujos. Pingue algumas gotas de detergente líquido ou polvilhe bicarbonato de sódio – exceto se estiver lavando panelas e caçarolas de alumínio – e cubra-os com água quente. Deixe de molho até você estar pronta para lavar, ou por pelo menos 30 minutos.  Há alguns detergentes com aromas e até mesmo que ajudam a hidratar as mãos.

– Toalhas de banho: Troque-as a cada 2 ou 3 dias. E entre um banho e outro pendure-as para secarem mais rápido e ficarem mais limpas.

– Peças que somem nas máquinas: Isso é possível, sim. Às vezes objetos leves como meias e roupas íntimas são puxadas para baixo da centrifuga e vão pelo ralo junto com a água suja. Para evitar que isso aconteça. Coloque embaixo as peças mais pesadas – como toalhas e jeans – deixando as mais leves em cima. Ou então, coloque as meias, principalmente de bebês, num saco de malha bem aberto com zíper.

– Roupa sempre branca: Mais ou menos uma vez por mês, separe suas roupas brancas e lace-as em água quente com um alvejante à base de cloro ou para todo tipo de tecido (à base de oxigênio) para manter sua brancura.

*Faça você mesma:

– Limpador multiuso: Misture 1 colher de chá de sabão-detergente à base de óleo vegetal, 1 colher de chá de sabão-detergente à base de bórax e 2 colheres de sopa de vinagre branco a um quarto de litro de água quente.

– Limpa-vidros: Adicione 1/4 de xícara de vinagre branco a um borrifador em que caiba meio litro de água. Complete com água quente.

– Lustra-móveis: Misture meia colher de chá de azeite de oliva com meia xícara de vinagre, ou suco de limão, num borrifador de plástico. Sacuda bem. Borrife num pano de microfibra ou flanela e use-o para limpar e polir os móveis de madeira. O vinagre , ou suco de limão, lima a madeira, enquanto o azeite lubrifica

– Para limpar banheira e azulejos: Misture 1 e 1/2 xícara de bicarbonato de sódio, 1/2 xícara de detergente líquido e 1/2 xícara de água. Depois acrescente 2 colheres de sopa de vinagre branco. Aplique, esfregue e enxágue.    

E você, também conhece algum truque de limpeza? Compartilhe conosco aqui no blog!

Anúncios

Uma resposta para “Casa: Truques para limpeza do dia a dia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s