Colunista: Por trás de uma taça

Daniella Romano (Sommeliére internacional, da empresa Aroma dos Vinhos)

* Daniella Romano, sommeliére internacional, da empresa Aroma dos Vinhos.

Nunca se falou tanto em vinhos como ultimamente! Cursos rápidos para você se tornar expert em cinco aulas pipocam pelas cidades e todos querem ter uma adega em casa, reconhecer os aromas do vinho e conversar sobre a bebida, contando suas impressões, seja nas redes ou nas rodas sociais.

Mas qual será realmente a razão de tanto interesse? A verdade é que com o grande avanço da tecnologia na produção de vinho, ele se tornou um produto melhor e mais acessível e as pesquisas trouxeram à tona grandes descobertas sobre a bebida de Baco.

Acontece que o vinho é muito rico em polifenóis, que são substâncias que funcionam como antioxidante, e muito mais. Descobriu-se que tomar vinho na dose certa diariamente pode reduzir e até evitar várias doenças importantes, como o câncer de mama, colesterol, Alzheimer, pressão alta, ansiedade, depressão, artrite, doenças cardiovasculares e ainda pode ajudar a controlar o peso! (pode existir coisa melhor?).

Mas para usufruir de todos esses benefícios fique de olho nessas dicas.

– Prefira os vinhos tintos porque neles a concentração de polifenóis é maior do que nos brancos e roses.

– Acerte a dose, as mulheres devem consumir 1 taça e os homens 2 por dia e beba o vinho sempre acompanhando uma refeição.

O importante é desfrutar desses momentos e relaxar. Dizem ainda alguns gurus que uma taça de vinho quando degustada com paixão pode valer como uma boa meditação, isto porque segundo eles, meditar é concentrar-se em profundidade no que se está fazendo no momento presente, deixando todos os outros pensamentos de lado.

Que tal experimentar? Sirva-se feche os olhos e concentre-se primeiro nos aromas, procure identificar algumas notas, preste atenção aos sentimentos que ele traz. A memória olfativa é associativa,  concentre-se em sua taça e deixe que o vinho te conte a sua história, seus aromas começam a se revelar calmamente, depois os sabores e sensações e isso é a melhor meditação!

Cheers, Daniella

Fotos: reprodução

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s