Fim de semana sob medida

Toda vez que começa a semana os homens logo esperam a primeira frase do dia, em plena segunda-feira: “A partir de hoje estou de regime!”. É uma frase típica e que as mulheres parecem adorar renová-la a cada semana.

Mas atenção, maridos, namorados e afins…. NUNCA, JAMAIS hesitem em descreditar de que elas realmente vão levar a sério esse regime. Por mais que seja a centésima tentativa de “iniciar” (nós realmente estamos decididas quando começamos uma dieta, por mais que ela dure apenas alguns dias!).

Sim, de fato nós sempre tentamos! Mas, o fim de semana chega e com ele os convites e guloseimas também. E é justamente nessa hora que todo aquele sofrimento e “boca fechada” –  durante cinco dias – vai por água abaixo.

Até porque manter um prato repleto de salada, legumes, grelhados e frutas de sobremesa, de segunda a sexta, é fácil. O difícil é sentar à mesa de um barzinho com os amigos, recusar o convite de uma pizzaria ou segurar as tentações dos doces.

Então, para ajudar a manter a forma também nesses dias, fui conversar com a nutróloga Ana Luisa Vilela. Ela é especialista em emagrecimento e vai dar várias dicas de como aproveitar o fim de semana sem ter que  deixar de curtir também as delícias.

Segundo a médica é possível economizar mais de 1000 calorias em cada um dos passeios gastronômicos do final de semana. “Nada é proibido, mas tudo pode ser adequado”, diz. Ela explica que o primeiro passo é nunca chegar num lugar morrendo de fome e caprichar nas entradas leves.

86479888edit“Em qualquer festa, restaurante ou bar sempre há opções mais leves no cardápio, até em pizzaria servem saladas”, ensina, acrescentando que “não precisa repetir aquilo que mais gostou e nem experimentar um pouco de tudo. É aí que moram os monstros mais calóricos”.

Além disso, pode fazer ‘tim tim’ sem culpa porque mesmo as bebidas originárias da calórica cana-de-açúcar, como a cachaça, entram na dança. “Prefira os fermentados, como o vinho, que apesar de também calóricos, são menos do que as outras bebidas.

E a grande dica é intercalar a ingestão alcoólica com água. A cada taça de vinho, por exemplo, tome três de água”, aconselha a médica. A orientação, de acordo com Ana Luisa, é dar preferência para os refrigerantes zero açúcar e deixar os doces para a hora de ir embora das festas.

“A perda de peso e calorias vai depender muito do que a pessoa faz no final de semana e não apenas do controle que ela consegue manter durante a semana”, explica.

Abaixo a médica lista algumas dicas infalíveis para manter a dieta nos lugares mais frequentados aos finais de semana:

Restaurante self service Nunca servir o prato sem antes olhar tudo que a mesa dispõe. Abuse das verduras, escolha entre uma a duas porções de carboidratos (massas, arroz ou batatas) e uma carne, de preferência magra. Evite os molhos, principalmente, os brancos e oleosos e fuja do saleiro na mesa.
Balada Antes de sair, não deixe de comer alimentos saudáveis e leves para não bater sono antes da hora e dê preferência para coquetéis com destilados e adoçante. Use a água “Tônica” para ir completando o copo, ficando assim com a mesma bebida quase a noite toda. Abuse da água nos intervalos.
Bar Caipirinhas ou sucos naturais com adoçante, se batidos com muito gelo, viram um delicioso frozzen. Mantenha o copo cheio de gelos, isso vai ajudar a não repetir muitas vezes a dose. Prefira aperitivos grelhados aos fritos como, por exemplo, iscas de frango na chapa com legumes ou mussarela de búfala com tomate.
Churrasco Divirta-se com as várias possibilidades de legumes na chapa ou na grelha como abobrinha, cebola e berinjela. Peixe na brasa também é uma boa pedida. Evite carnes gordas e as crocantes peles de frango.
Pizzaria Prefira os recheios mais magros como alho poró/ brócolis /alho/ tomate/ berinjela e abobrinha.

Mas atenção, não deixem de comer seguindo as regras das 3 horas, assim fica muito mais fácil de controlar aquela fome compulsiva. E…muita calma! Nesses intervalos não vale comer alimentos que vão prejudicar a sua saúde, como salgadinhos, doces, frituras etc. Como tenho compartilhado aqui com vocês, muitas celebridades sempre optam por ingerir, nesse período frutas, barrinhas de cereal, iogurte desnatado e/ou um lanche natural.

Se você não consegue ficar sem aquele docinho, não se preocupe porque tem uma solução: os especialistas recomendam eleger apenas um dia e liberar essa delícia! Em recente matéria, o portal IG elencou, com a ajuda de nutricionistas, algumas sobremesas para comer sem culpa!

Confira:

– Gelatina de frutas: Acrescente pedaços de frutas em potes pequenos ou grandes de gelatina.

– Musse de maracujá: troque o leite condensado por leite condensado light; Quer mais dicas? Use creme de soja em vez de creme de leite. Só não vale comer mais do que uma porção (cerca de 4 colheres de sopa).

– Frutas em calda ou compotas: Elas são ricos em vitaminas e capazes de satisfazer o desejo por doces, mas sem ser carregadas em calorias.

– Picolés de frutas e sorvete natural de banana:Esses são os sorvetes menos calóricos que existem. E não precisa ser diet. Cada unidade tem entre 60 e 110 calorias. Só evite as coberturas e outras combinações, pois elas podem triplicar o número de calorias do sorvete.

Dica valiosa: Quer aprender a fazer um sorvete natural de banana? “Congele bananas maduras com casca, em papel manteiga. Tire a casca, bata no liquidificador com cacau e consuma imediatamente”, ensina Mariana.

Bomba de chocolate – Se você gosta de chocolate, não se priva deste prazer. Estudos comprovam que essa maravilha pode ajudar na produção de serotonina, proporciona sensação de bem-estar e até ameniza sintomas da TPM. Quer mais? O chocolate contém antioxidantes, substâncias que retardam o envelhecimento das células e favorecem o sistema circulatório.

Então, anote aí: uma bomba de chocolate tem menos calorias do que você imagina. São cerca de 300, dá para queimar em 30 minutos de corrida. Só não vale comer todo dia, ser sedentário e ainda querer emagrecer.

Coloque as dicas em prática e não deixe de se cuidar! Fique linda!

Fotos: reprodução

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