Geladeira: Como organizá-la

Olá, meninas!

Hoje vamos falar de um assunto que não pode ser deixado de lado: como armazenar corretamente os alimentos na geladeira.

Fiz uma pesquisa e encontrei dicas muito bacanas que vão te ajudar depois que chegar com as compras em casa, seja do supermercado, da feira ou de qualquer outro lugar.

Para começar, que tal assistir a essa entrevista:

Agora mais dicas!!! Anote aí:

1. Carnes, aves e peixes crus que não serão consumidos de imediato devem ir para o freezer. Congele em porções do tamanho necessário para cada refeição e crie etiquetas com o nome do alimento e a data de armazenamento.
2. Manteiga, requeijão,iogurtes, patês, queijos e embutidos têm prazo de validade curto, por isso ficam no compartimento fechado que vem logo abaixo do freezer– nele, a temperatura é a menor e mais estável do refrigerador. Mantenha os frios em potes fechados.
3. Leite, sobremesas e saladas prontas para o consumo vão na prateleira mais alta.Esse também é o local ideal para os ovos, a pesar do antigo costume de mantê-los na porta.
4. Sobras de refeições podem ser dispostas na prateleira do meio. O mesmo vale para as carnes cruas não congeladas – ainda que estejam embaladas,guardá-las em recipientes fechados diminui o risco de contaminação.
5. Frutas maduras preenchem as prateleiras inferiores. Sempre dentro de potes com tampa!
6. Verduras e legumes vão para o gavetão. Depois de lavados e secos,devem ser cobertos com filme plástico. furinhos nele ajudam a não sufocar os vegetais.
7. Bebidas e conservas se dão bem na porta,local que sofre a maior oscilação de temperatura,por causa do abre e fecha.

Quer mais?

OVOS
Os ovos são perecíveis e como tal deveriam ser vendidos sob refrigeração. Mas como não é isso que acontece nos pontos de venda, pelo menos nós devemos fazer a coisa certa: guardar na geladeira. Não na porta, como muitos de nós fazemos. Lembre-se de que este local é o que recebe mais variação de temperatura, um risco para a contaminação desses produtos. Deixe dentro da embalagem na parte interna do refrigerador. Porta é local somente para alimentos de baixa perecibilidade, como já falamos.

ALIMENTOS NA PORTA DO REFRIGERADOR
Esta é justamente a parte que mais sofre variações de temperatura. Vício muito comum entre os brasileiros, abrir e fechar a porta várias vezes ao dia, sem necessidade, além de gastar mais energia, pode deteriorar os alimentos acondicionados nesta parte da geladeira. Por isso, evite colocar produtos de alta perecibilidade na porta. Este local abriga muito bem mantimentos ácidos como ketchup, mostarda, molho de pimenta, refrigerantes e bebidas e até o vinagre. E mais: geladeira não é local para guardar cola, pilha para recarregar e meia-calça. E nem produtos pela metade, como meia laranja, meio limão, meia cebola, etc.

Resumindo…..

Foto: reprodução

Foto: reprodução

Fontes: Site Casa.com.br, MC Nutrir Consultoria em Nutrição, Revista Viva Saúde e Gazeta Online.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s